BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O QUE QUE CARACTERIZA UMA FAVELA


Segundo o IBGE, é considerada favela  o aglomerado maior de 50 unidades e que não dispõe de infraestrutura. Em Mãe Luíza grande parte é de favela, apesar de não ser considerada assim, porque o bairro dispõe de energia elétrica, algum saneamento, coleta de lixo e de águas pluviais. Mas isso não quer dizer que não é, apenas que tem uma condição de vida melhores para aquela população.

Por que em Natal, diferente do que ocorre em outras capitais, as favelas estão em pontos mais afastados, escondidos? 

Não estão escondidas. Elas se concentram em áreas, como a zona Oeste e entre os conjuntos habitacionais da zona Norte, nos loteamentos clandestinos e não os de entrada na cidade.  E, as que não estão, como Mãe Luíza, é porque foram incorporadas pela expansão da cidade.

A forma como a erradicação de favelas é feita em Natal se caracteriza como fim ou em uma eventual mudança de endereço do problema, que sae de barracos para casas?

Se não houver redistribuição de renda e políticas sociais, não basta dar casa. É primordial num país miserável como nosso, com 16 milhões comendo e vivendo com 70 reais por mês, por indivíduo ações assistenciais como o Bolsa família  em médio prazo, mas essas devem estar associadas a políticas públicas de condições de emprego e renda. Os moradores das favelas Alagamar, Cidade de Sol, Via Sul, voltaram do Planalto porque dependiam de estar ali para o sustento. Só transferir para casa nova é como transferir o problema de um lugar para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 20 BLOGS E 1780 LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE E PERTENCENTE A GUARDA PATRIMONIAL DO ESTADO, NO EFETIVO DO DESTACAMENTO DA GUARDA PATRIMONIAL DE MOSSORÓ. SOU MOSSOROENSE E AMO AS COISAS DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ - FUTURA METRÓPOLE, SOU TORCEDOR DO MEU QUERIDO E AMADO BARAÚNAS. EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, ITAÚ, FELEIPE GUERRA, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, RODOLFO FERNANDES, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO. SOU CASADO, PAI DE TRÊS FILHOS: JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. TENHO UMA NETA - JÚLIA MELISSA, FILHA DE JULLYETTH E MOISÉS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AO MEU PRÓXIMO COMOA MIM MESMO, TENHO A MANIA DE PESQUISAR, LER E ESCREVER. SEMPRE PROCURO SER HONESTO E TENHO A HUMILDADE COMO MINHA PRINCIPAL ARMA PARA A MINHA FELICIDADE

Minha lista de blogs